M&A (Mergers and Acquisitions) o que isso tem a ver com Provedores?
- IPV7
- 18 de out. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2024
Primeiramente vamos abordar o conceito do termo M&A, que se origina do anagrama em inglês Mergers and Acquisitions. É traduzido para o português como Fusões e Aquisições (F&A). Vamos entender o que significa e qual é sua importância!
O significado dessa palavra nos remete para operações que envolvam compra, venda ou fusão entre empresas. E, no nosso caso em especial, entre empresas de telecomunicações, como, por exemplo, provedores.
Entre os anos 80 e 90 iniciou-se um processo de expansão internacional econômica, financeira e produtiva. Isso foi alavancado a partir do surgimento da Internet e da globalização. Empresas que não quisessem perder a competitividade foram obrigadas a se reinventarem. Algumas delas unindo forças, ou comprando umas às outras. Assim, deste modo, Fusões e Aquisições (F&A) entre empresas passaram a receber mais atenção.
Quando 1 + 1 = 3!
Iniciaremos nossa abordagem afirmando que a operação 1 + 1 = 3 pode ser verdadeira! Matematicamente é lógico que não! Mas sob o ponto de vista de M&A (Mergers and Acquisitions), ou Fusão e Aquisição em português, isso faz todo o sentido. Se dois provedores individualmente forem avaliados em um milhão de reais cada, ao se fundirem seu valor associado pode aumentar para, digamos, para 3 milhões. Agora este grupo constitui uma empresa com mais força em vários aspectos. Haverá aumento da carteira de clientes, possibilidade de negociações em processo de compras, novas possibilidades de divulgação de marketing, entre outras melhorias.
Com isso surgem algumas questões em casos de compra e venda! Entre elas a principal no nosso caso é: quanto vale o provedor? Essa resposta é dada por meio de realização de um processo denominado de valuation. Nesse processo é de fundamental importância um Advisor M&A. Ele é um profissional ou empresa que presta assessoria a outras empresas em processos de venda, fusão, aquisição, cisão, captação de recursos, incorporação e operação.
Sendo o Advisor responsável por acompanhar e organizar toda a operação de M&A. Isso inclui desde a determinação do modelo, estrutura da negociação, estudo de mercado e dos negócios, buscar interessados (prospects), atuar na elaboração do valuation liderando todo o processo, incluindo questões de negociação. Geralmente a sua remuneração se dará por um valor percentual no processo da negociação.
Vários são os motivos para que seja realizado um processo de M&A, que podem ser estratégicos, financeiros ou de caráter pessoal dos sócios. Questões estratégicas são aquelas que têm por objetivo melhorar questões relativas à competitividade do provedor no mercado.
Fusão entre empresas
É caracterizada pela junção entre duas ou mais empresas originando uma nova. Possuem o objetivo de fundir ou combinar as empresas. Essa nova sociedade assumirá todas as obrigações das anteriores. Existem algumas modalidades de fusão:
Tipos de Fusão
A fusão horizontal acontece entre empresas do mesmo escopo de atuação, que comercializam o mesmo bem ou serviço. Seu propósito é aumentar a participação de mercado (market share), obter economias em escala e expandir a área de atuação. Caso típico da fusão entre provedores.
Na fusão horizontal ainda podem ocorrer a junção de duas ou mais empresas, cujos negócios se complementam. Ou seja, é a fusão de empresas produtoras de bens ou serviços diferentes para um mesmo final específico. Nesse caso, as organizações podem não competir entre si, mas operam em diferentes níveis dentro da cadeia de suprimentos de uma indústria. Por exemplo, podem ocorrer fusões entre empresas que atuem em ramos interligados. Digamos uma empresa do ramo de produção de iogurte e outra de queijos, por exemplo, ambas de laticínios. Portanto, objetivando ampliar o portfólio de produtos e redução de custos.
Em processos com fusão vertical está um melhor controle sobre as ações, proteção do investimento, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e assegurar matérias-primas. Um exemplo seria uma união de uma fábrica de equipamentos de telecomunicações com um provedor, por exemplo, formado uma joint venture da área.
Ainda temos o conglomerado que é a fusão entre empresas de atividades comerciais nada relacionadas, isto é, com produtos ou serviços totalmente diferentes.
A fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços, mas em mercados separados. Caso típico de um provedor A de uma determinada região que se une a um provedor B de outra região. Permite aquisição de conhecimento, tecnologia, expansão de mercado com aumento de lucratividade, entre outros.
Aquisição de empresas
Geralmente o processo de aquisição de uma determinada empresa visa o controle desta e pode ocorrer de forma integral, com a compra de toda a empresa, ou parcialmente, sendo vendida desmembrada.
A aquisição destas empresas visa unir duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova. Ou até mesmo o desmembramento desta estrutura para posterior venda separadamente.
Motivadores para ocorrência de Fusões
O processo de fusão entre empresas permite a junção de conhecimentos técnicos que se complementem, elevar a competitividade no mercado, fortalecer as condições e alcance da marca, reduzir custos e riscos de mercado, aumentar a lucratividade e oferecer melhores condições para exercer a atuação no mercado.
Diferentemente da fusão, na aquisição ocorre a compra de uma empresa por outra. Assim, nesta situação, isso significa que uma das empresas irá permanecer. Mas não significa que a outra necessariamente será encerrada. Ela pode ou não seguir ativa, mas sob nova direção.
Motivadores para ocorrência de Aquisições de empresas
Uma empresa pode ser adquirida estrategicamente para aquisição de determinada tecnologia, expertise, processo ou estrutura, aumento de lucratividade, aumento de abrangência geográfica, além de poder ser usada com o propósito de desmembramento de concorrência.
Conclusão:
Finalizando, os processos de fusão e de aquisição entre provedores no mundo já ocorrem há algum tempo, especialmente em países mais desenvolvidos. No caso do Brasil, esse processo está timidamente iniciado, mas em franca evolução.
Cada vez mais teremos casos de provedores sendo comprados ou se unindo. Isso é um processo inevitável neste mercado. Por isso é importante garantir que sua operação esteja tecnicamente, legalmente, administrativamente e juridicamente em condições. Isso para que possa estar na vitrine do mercado e em condições de receber investimentos de um fundo ou investidor. Ou então se unir com outro provedor, ou ainda ser comprado.
Aqueles que não estiverem em condições (ou com investimentos em melhorias) serão rejeitados e fatalmente serão comprados (se forem) a preço de banana. Ou então irão minguar as atividades e perder clientes e rentabilidade exponencialmente. Até que o processo não possa ser mantido.
Autor: Droander Martins