Homes Passed ou simplesmente HP, algo que mais se aproxima em português de “Passagem às Casas” ou “Pontos de Acesso”, refere-se à quantidade total de domicílios que estarão cobertos por uma determinada rede. Assim, em um projeto é um item fundamental que visa definir a quantidade de pontos de acesso aos usuários que estarão disponíveis em determinada estrutura (geralmente óptica).
O tamanho de uma rede FTTx, normalmente FTTH (Fiber To The Home) é determinado pelo número de Homes Passed (HP), que, na verdade, são domicílios residenciais ou ambientes corporativos.
É definido como sendo o número de disponibilidade de “locais de instalação” em que um instalador terá a capacidade de conectar a essa rede, dentro de uma área de cobertura, um usuário desta estrutura. Isso implicará unicamente apenas na instalação de kit cliente (drop e demais acessórios).
Dessa forma, esta definição exclui locais de instalação que não podem ser atendidos sem que haja instalação de novos cabos alimentadores e/ou de distribuição e corresponderá ao número de usuários totais possíveis conectados a essa rede em um intervalo de tempo. Mas desde que todos os pontos de acesso sejam ocupados.
Cabos ópticos primários, e principalmente secundários, caixas de derivações, e outras estruturas, devem ser dimensionados em função da quantidade de HPs.
Locais de Instalação
Também é importante que saibamos a definição de “locais de instalação”. em inglês Premisses (premissas). É definido como o número possível de casas de assinante ou ambientes corporativos em uma determinada localidade. Tem relação direta com a densidade demográfica de uma região. Em um condomínio vertical, por exemplo, cada apartamento é considerado um local de instalação.
Agora vamos definir “percentual ou taxa de ocupação”. Matematicamente será expresso por uma razão entre o Home Passed (HP) e “Premisses” (Locais de Instalação). Taxas de penetração realistas para clientes domésticos giram em torno de 10 a 50%. Já para usuários corporativos de 30 a 80% e depende de vários fatores.
Por fim, esse parâmetro indicará a quantidade percentual de lares que efetivamente receberão Homes Passed em uma região estabelecida. Em uma determinada área se tivermos 200 lares e considerarmos um percentual de ocupação de 30%; portanto, isso significa dizer que 60 lares, desses 200, receberão previsão de Homes Passed.
Desse modo, a taxa de penetração é um número definido de forma estatística. Isso levando em consideração conceitos como: poder aquisitivo da região, número de clientes já atendidos com algum tipo de acesso multiplay, se existe concorrência no local, velocidades de atendimento e serviços oferecidos, densidade demográfica da região, número de usuários domésticos e corporativos, etc.
Autor: Prof. Fernando César Morellato