top of page
Foto do escritorIPV7

Polimento de Conectores Ópticos

Introdução

Existe uma grande variedade de tipos de conectores de fibra óptica. Cada qual voltado a uma aplicação típica, conforme características. Há variação de formato e de fixação (encaixe ou rosca).


Os conectores possuem função importante. A fibra deve ficar perfeitamente alinhada para que o sinal luminoso possa ser transmitido sem maiores perdas. Portanto, é um componente de extrema importância, sendo que seu desempenho pode comprometer e parar toda uma rede. Cada tipo de conector oferece suas próprias vantagens e desvantagens conforme suas características.


Polimento de conexões ópticas (ferrolho)

O polimento em um conector diz respeito ao modo como é polido o ferrolho. Assim, o ferrolho é a estrutura que fará a transferência luminosa em um conector. Todos os conectores são machos. Os ferrolhos são estruturas cilíndricas ou cônicas que são inseridos nos conectores ópticos.


Tipos de Polimento de conectores ópticos:


Manual

O correto acoplamento do ferrolho determinará a qualidade da transmissão luminosa pela fibra óptica. Isso passa imediatamente pela qualidade de polimento desta estrutura. Assim como pensamos na transparência e polimento das lente de um óculos para correta visualização. Inicialmente o polimento deste ferrolho era realizado manualmente por meio de lixações progressivas.


Geralmente esse processo era realizado em conectores para uso em fibra do tipo multimodo (hoje em desuso).


Air Gap (Lacuna de Ar)

Conectores com conexão Air Gap, quando conectados, formavam-se pequenas bolsas de ar entre as superfícies dos ferrolhos dos conectores.Ou seja, os ferrolhos não se tocavam. Isso devido a pequenas imperfeições nas superfícies de contato. Assim, a superfície de transferência causava desvios e perdas ópticas.


Industrializado

Uma vez entendido o propósito do ferrolho, agora passaremos a abordar o tipos de polimento industrializado desse ferrolho. Assim, para melhoria do processo em qualidade e velocidade, foram desenvolvidos ferrolhos com polimento industrializado.


Os tipos de ferrolho diferenciam-se conforme o modo de polimento que recebem na superfície de contato da fibra óptica. Modernamente estes podem ser: PC (Physical Contact), SPC (Super Physical Contact), UPC (Ultra Physical Contact) e APC (Angled Physical Contact).


Flat PC – Flat Physical Contact (Contato Físico Plano)

Nos primeiros conectores de fibra óptica de contato físico, os ferrolhos tinham a superfície do ferrolho plana. Por isso foram chamados conectores planos. Construídos tipicamente para uso em fibras multimodo, normalmente possui a cor do corpo acinzentada.


A perda por reflexão (também chamada perda de retorno) neste conector é em torno de -14dB, aproximadamente 4% do sinal total. A perda por retorno corresponde a todo o sinal que ao atingir a superfície do ferrolho é “percebida” como um espelho. Assim, parte do sinal a ser propagado retorna, isso caraterizará a perda por retorno.


PC – Physical Contact (Contato Físico)

Com a evolução da tecnologia a superfície de contato dos conectores evoluiu. Uma das primeiras evoluções foi o contato físico com polimento PC. Caracterizado pelos corpo dos conectores que usam esse tipo de ferrolho serem construídos na cor azul.


No conector com polimento PC, como o próprio nome anuncia (Physical Contact – Contato Físico), quando conectado, as superfícies das duas fibras se encontram como no conector plano, mas as superfícies de contato dessas fibras são polidas de forma curva ou esférica, forçando o contato entre as fibras e eliminando as lacunas de ar. A perda por reflexão nesse caso está em torno de -40dB.


O Polimento PC passou por dois processos de evolução e melhoria da face de contato do ferrolho. São eles o SPC (Super Physical Contact), UPC (Ultra Physical Contact). Assim, estes fazem parte da mesma família possuindo total compatibilidade de conexão entre si.


A diferença, porém estará na qualidade do contato que será proporcional a qualidade das duas faces dos ferrolhos. Assim, o melhor caso de conexão será uma face UPC com outra também UPC. E, teoricamente o pior será uma junção PC-PC.


SPC – Super Physical Contact (Super Contato Físico)

Conectores com polimento super PC foram um aperfeiçoamento imediato às superfícies de polimento PC, melhorando os aspectos do polimento realizado à superfície. Então, as superfícies são polidas de forma esférica de modo a tocarem-se apenas os ponto centrais.


UPC – Ultra Physical Contact (Ultra Contato Físico)

Uma evolução posterior aos conectores SPC são os UPC. Neles, as superfícies também são polidas de forma esférica. Mas agora, porém, recebem um polimento com melhor acabamento final, reduzindo rugosidades. Assim, a perda por reflexão é ainda menor, em torno de -55 dB. São frequentemente utilizados em sistemas de TV a Cabo (CATV) e TV digital.


Os conectores tipo PC (PC, SPC e UPC) são confiáveis e possuem baixa perda de inserção, que é a perda causada pelo próprio conector quando o sinal passa por ele (típica de 0,5 dB). Portanto, a perda por reflexão desse tipo de conector depende do acabamento da superfície da fibra, quanto menor a granulação menor a perda por reflexão.


Quando os conectores forem constantemente conectados e desconectados a perda por reflexão aumenta uma proporção a cada conexão e desconexão.


APC – Algled Physical Contact (Contato Físico Angulado)

Tipo de conector mais recente onde as superfícies também são anguladas, porém, em um angulo de 8 ou 9 graus. Isso mantém uma conexão firme (eixo de giro) e reduz a perda por reflexão para aproximadamente -70 dB, portanto.


Então, esses conectores são mais utilizados em sistemas de telefonia, dados e de CATV para sinais analógicos de TV. Os conectores possuem o corpo na cor verde.


Por conta do polimento em ângulo, o encaixe para a conexão tornou-se mais firme, fazendo com que haja a possibilidade de transmissões em maior uma velocidade e confiabilidade, uma vez que justamente o ângulo é responsável por expurgar o sinal de retorno como é possível ver na figura.

bottom of page