top of page
Foto do escritorIPV7

Projetos FTTH e a Importância da Documentação

Onde Tudo Iniciou

João é um proprietário de um provedor de Internet na cidade de Jaguaruna. Inicialmente, como a maioria dos provedores de internet, começou suas atividades de comercialização de Internet como um entusiasta. Nesta época ainda atuava como técnico da área de computação e não percebia a importância dos projetos.


Possuía uma LAN House e viu a oportunidade de oferecer os seus serviços de Internet em residências próximas. Estava cansado de ficar noites e mais noites em claro, cuidando da sua LAN House por conta dos gamers noturnos.


Percebeu que seria uma oportunidade interessante, já que os gamers não teriam mais que ir até a sua LAN House, seja lá qual hora fosse, até porque em dias mais frios ou com chuva sua clientela diária costumava diminuir.


Então, João começou a estudar os equipamentos que deveria adquirir e decidiu comprar equipamentos de rádio, que seriam necessários para desenvolver seu negócio. Dessa forma foi adquirindo experiência e resolvendo problemas técnicos à medida que eles iam aparecendo. Pouco se preocupava com os projetos e suas documentações.


Após algum tempo percebeu que sua LAN House estaria fadada ao fim. Então, ele encerrou suas atividades e começou a investir pesadamente em seu negócio de Provedor de Internet. Com o passar do tempo e como o boca-a-boca entre os clientes o negócio foi aumentando e prosperando.


E o Provedor Decola (Ainda Sem Projetos)

Naturalmente, como tinha de ser, com bons serviços prestados e com os clientes satisfeitos cada vez mais ávidos e necessitados de Internet, seu provedor foi aumentando de tamanho. Decorridos dois anos do início de suas atividades como provedor, a clientela fiel já passava de 550 clientes regulares, a maioria deles adimplentes. Também já tinha uma quantidade considerável de contratados, entre técnicos de instalação, manutenção, vendedores, atendentes e outros.


Tudo ia bem em seu provedor, então João começou a pesquisar sobre conexões de Internet via fibra óptica. Soube de concorrentes que estavam executando projetos de redes ópticas e ficou sabendo por alguns colegas, que algumas empresas de equipamentos de fibra óptica no Brasil estavam oferecendo cursos de fibra óptica gratuitos para provedores, que desejavam migrar de redes de rádio para redes com fibra óptica.


Viu então uma excelente oportunidade para tirar suas dúvidas sem ter que investir grandes quantias financeiras. Seu funcionário Marconato responsável agora pelas questões técnicas foi junto assistir ao referido curso.


Paralelo a isso, também constatou que alguns clientes passaram a reclamar da velocidade para os videogames e assistir Netflix, das condições da velocidade em geral e qualidade de conexão devido às condições climáticas, que afetavam significativamente a qualidade do sinal.


E para complicar um pouco mais as coisas, a sua concorrência já estava se movimentando a respeito da oferta de novos serviços de Internet tipo FTTH. João então percebeu que sistemas de rádio estariam com os dias contados, e que a transição para sistemas de fibra óptica deveria ser uma tendência e um caminho natural.


Projeto Óptico, Caminho Inevitável

Assim, Marconato, técnico do provedor do João, passou a estudar cada vez mais sobre projeto de redes ópticas. Relativo às redes de rádio, Marconato não costumava manter documentações em dia, pois isso não representava grande problema em redes de rádio.


Marconato cometeu vários equívocos, dentre eles, alguns intencionais, outros não intencionais para o projeto da rede óptica da região da cidade escolhida para ser o piloto do projeto. Para desenvolver o projeto da rede, Marconato seguiu algumas premissas indevidas.


Após a rede instalada alguns problemas passaram a ser recorrentes, como a escolha inadequada de conectores de baixa qualidade e cabos, especialmente cabos drop, usados indevidamente da rede. Alguns clientes que migraram do sistema de rádio para sistema de fibra óptica passaram a reclamar com frequência de instabilidades na conexão. Dentre as reclamações afirmaram que pagaram por uma conexão estável e na verdade a fibra óptica estava apresentando mais instabilidades.


Marconato orientava os técnicos (ou pelo menos tentava orientar) sobre o que deveria ser feito para resolver o problema. Entretanto, muitos deles, não conseguiam entender o que estava acontecendo. Os técnicos tinham dificuldades em saber o que fazer, porque Marconato não havia mantido documentações sobre os registros de instalação da rede.


Projetos Ópticos e a Presença de Documentação

Mas as coisas pioraram. Um certo dia Marconato sofreu um acidente de carro e infelizmente veio a falecer. Com ele, todos os registros mentais dos projetos que nunca foram transferidos para o papel também se foram.


João percebeu que a gerência técnica do seu provedor se tornou insustentável. Seus técnicos relataram que não sabiam o que havia sido realizado, e a pouca documentação que existia, simplesmente não conferia com o que de fato estava montado. Então, João teve que rever seus conceitos.


Com a rede de seu provedor totalmente inoperante, muitos problemas técnicos e total inexistência de documentações, João sem ter mais um projetista de sua confiança e sem nenhum registro documentado, viu como necessidade primordial, fazer um contato com uma empresa especializada em desenvolvimento de projetos.


A Ajuda

Ao entrar em contato com a empresa, João foi esclarecido sobre a importância de ter um projeto na sua rede. A empresa então, enviaria um técnico especializado para fazer um levantamento das informações in loco. A partir desse levantamento foi identificado uma série de questões técnicas incorretas, mas com a eficiência da equipe, todo o projeto FTTH foi desenhado dentro das especificações e normas técnicas e passou-se a realizar as modificações na rede a partir deste projeto. A equipe técnica do provedor foi colocada a par do que seria realizado.


Então, a partir disso a rede passou a apresentar qualidade, estabilidade e confiabilidade. João percebeu que a rede de seu provedor, da forma que estava, seria totalmente perdida, seus clientes estavam cancelando o serviço. Então, provavelmente da forma que estava, acabaria falindo. A partir do Projeto FTTH desenvolvido pela empresa especializada em projetos, João passou a dormir com tranquilidade, com uma rede de qualidade, estável e sem problemas.



Autor: Fernando César Morellato

bottom of page